terça-feira, 29 de outubro de 2013

CODIFICAÇÃO DE CARACTERES

Texto

Padrões de Codificação de Caracteres
Uma codificação de caracteres é um padrão que relaciona um determinado conjunto de caracteres, por exemplo, letras de um alfabeto, com um conjunto de outros modos de armazenar informação. Esta padronização tem como objetivo facilitar o armazenamento e  transmissão de texto  em sistemas informáticos ou através de redes. Exemplos comuns são o código morse, o ASCII e Unicode (codifica qualquer caracter existente, independentemente da plataforma, programa ou linguagem, num único número, em conjuntos de até 4 bytes).





ASCII


ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é o termo que designa uma tabela de código que foi desenvolvida nos Estados Unidos da América nos anos 60, dada a necessidade de criar um padrão que pudesse ser utilizado por todos os computadores, facilitando assim em grande medida a comunicação entre eles e a troca de dados que esta implica.
A tabela ASCII utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, muito deles adequados apenas à língua inglesa.
Apesar de ter sido uma enorme inovação e de  grande parte das codificações de caracteres atuais se terem desenvolvido a partir dele, este padrão de codificação apresenta grandes fragilidades quando mudamos de linguagem (p.e., utilização do alfabeto grego) e consegue suportar apenas um número limitado de 256 caracteres.


http://www.infoisis.eti.br/image/ascii2.gif





Nota: Pode obter-se um caracter ASCII num processador de texto se se digitar o código correspondente ao caracter em cause, enquanto se pressiona ALT.


Unicode
Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. O padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres , um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres.


Código Unicode
-"Webgrafia":
http://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica%C3%A7%C3%A3o_de_caracteres
http://pt.wikipedia.org/wiki/ASCII
en.wikipedia.org/wiki/Unicode



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Representação digital da informação



http://newwordonline.files.wordpress.com/2011/05/7769991.jpg
Todos os tipos de média existem na forma digital. A sua representação digital consiste na redução dos conteúdos multimédia a sucessões de digítos binários, que posteriormente poderão ser manipulados pelo computador. Cada dígito binário designa-se por bit, podendo assumir apenas o valor de 0 ou 1, que poderão ser traduzidos, por exemplo, através de dois valores de tensão elétrica (0 Volt e +5 Volt).
Qualquer tipo de informação - letra, número, imagem, gráfico, pode ser codificado num conjunto de bits, que se denomina informação digital.
Nota: Um conjunto de 8 bits designa-se por byte.
http://tecciencia.ufba.br/numeros-binarios/midiateca/imagens/bin-dec-12.jpg

Transformção de código binário em decimal

-








Transformção de código decimal em binário



























"Webgrafia":
http://marco.uminho.pt/disciplinas/TELEMEDIA/Telemedia2006_Digitalizacao.pdf
http://esavirtual.wordpress.com/category/representacao-digital-da-informacao/
http://aplicmatic.blogspot.pt/2010/11/representacao-digital-da-informacao.html
http://multi-tecnologias.blogspot.pt/2009/09/representacao-digital-da-informacao.html






sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O preço a pagar para ser famoso!




Foto: O preço a pagar para ser famosa...

Original by Naolito  Galeria Humor:http://ow.ly/pBTnP




















 (Apple)





CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÈDIA

Conceito de multimédia

A palavra "multimédia" tem origem em dois vocábulos distintos (multi+media). "Multi" tem origem na palavra multus, do latim múltiplo/numeroso. "Media" é o plural de medium, que significa meio ou centro. Assim, no seu todo, significa múltiplos meios, isto é, utilização de diversos para divulgação da informação.

“Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico”(Vaughan). A definição mais aceite atualmente, aperesentada por Chapman & Chapman, não é tão abrangente como a anterior: "Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação)".


- Tipos de media 
Para criar sistemas e aplicações de multimédia são usados vários tipos de media, entre os quais podemos listar:

-Os textos
-Os gráficos
-As imagens
-Os vídeos
-As animações
-O audio

Estes são agrupados segundo a natureza espacio-temporal.



Estáticos
Se os elementos de informação são independentes do tempo, alterando a sua dimensão apenas no espaço, e por isso também podem ser denominados discretos ou espaciais.



-Texto

Pode ser criado a partir de editores de texto para produzir plain text (texto não formatado) - ex: Bloco de Notas, a partir de processadores de texto, originando rich text (contéudos formatados) - ex: Microsoft Word. O texto é a forma mais comum de divulgar informação nos mais variados meios, incluindo revistas, jornais, SMS, livros, email. Ao longo do tempo tem-se revelado ainda a forma dominante de interação entre Homem e máquina.









-Imagens e Gráficos 


Estes são frequentemente utilizados em aplicações multimédia, podem ser classificados como sendo do tipo bitmap ou do tipo vetorial, respectivamente. Podem ser capturados, utilizando scanners ou câmaras fotográficas, ou sintetizados, usando software especifico.



Imagem do tipo vetorial



Imagem do tipo bitmap





Dinâmicos
Quando os elementos de informação dependem do tempo, que também podem ser chamdos contínuos ou temporais. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de média dinâmico.

-Áudio

O áudio possui uma natureza única uma vez que é o único tipo de media que estimula exclusivamente o sentido da audição. Pode ser reproduzido nos formatos analógico e digital. O formato analógico é aquele utilizado por cassetes de video, gramofones e discos de vinil e consiste em o som ser guardado na forma de uma onda contínua que pode ser reproduzido como uma textura física. Por outro lado o formato digital consiste em representar a onda num meio digital, através do uso da linguagem binária.



Cassete,VHS e Disco Vinil- Áudio analógico


Leitor Mp3 - Áudio digital



-Vídeo


O vídeo é um conjunto de imagens, denominados frames , que são mostradas de forma sequencial com um espaço tempo extremamente reduzido entre elas (numa média de 30 frames por segundo). Tal como o áudio, o vídeo pode ser reproduzido em formatos analógicos e digitais.



Câmara de filmar HD


-Animação

Ao conjunto de imagens gráficas que se movem sequencialmente, dá-se o nome de animação.
A animação tem tido bastante utilidade, podendo ser usada para expressar uma ideia de forma a que a atenção da audiência ou público alvo seja cativada e este possa entender o que se pretende transmitir. 




Animação gráfica



Todos estes tipo de média podem ser classificados, quanto à sua origem, como:

Capturados

Quando resultam da recolha de informação do exterior para o computador, utilizando hardware, como microfones e câmaras de vídeo, e software adequados.


Microfone - captação de som



Sintetizados

Quando são produzidos pelo computador, sem que para tal seja necessário qualquer captação de informação prévia, como acontece com gráficos, animações e áudio.

http://musicapps.com.br/wp-content/uploads/2011/05/rebirth-ipad.jpg
Programa de sintetização digital de áudio(rebirth)


Modos de divulgação de conteúdos multimédia

Considerando o modo como podem ser disponibilizados, os conteúdos multimédia podem classificar-se em:

-Offline

Se a disponibilização dos conteúdos é feita utilizando suportes de armazenamento de dados, que têm vindo a evoluir, desde a disquete, passando pelo CD,e sendo atualmente mais utilizadas as pen drives.


http://blog.gaveteiro.com.br/wp-content/uploads/2013/06/pendrive_usbbluedongle1.jpg
Pen drive

http://www.tecnomidia.com.br/assets/produtos_imagens_cache/07024004/disquete-1-44mb-3-12hd-pengo-formatado-produto-sem-caixinha-prod-07024004.jpg
Disquete




http://cws.gtc.edu/departments/Library/Library%20Technology%20Tips%20webpage/skc_DVD-R.jpg
CD









-Online

Quando os conteúdos de multimédia estão disponíveis para ser utilizados imediatamente dizemos que há uma divulgação multimédia, quer esta seja efetuada a partir de dados armazenados no disco rígido do computador ou partilhados numa rede local ou global.






-"Webgrafia:"
http://www.slideshare.net/jjmpleal/brotero-conceitos-bsicos-multimdiahttp://conceitomultimedia.blogspot.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia
http://en.wikipedia.org/wiki/Analog_recording
http://tiposdemedia.blogspot.pt/