sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Imagem - Cor


Cor

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrye5a4vV-cGrXmvTtTbg-q0-uPOuw3bXNCk95pQqs_VpLbc_Tatb9_k4iepGbzkTkAA7pJ6GCL8eKXWHrRv04icQblx61KvVQIRvYHbhKon7cQBrh-dUX8l8gxLHGQzaishFvoA_2UvnM/s1600/10731cores.jpg

Conceito
A cor é uma perceção visual que um feixe de luz (conjunto de fotões) provoca em células especializadas da retina, que posteriormente transmitem, através do nervo ótico, essa informação pré-processada ao cérebro.
Está presente em tudo o que observamos e desempenha um papel essencial na perceção que temos dos objetos. Assim, em ambientes virtuais ou imagens digitais, o realismo e a naturalidade dos resultados serão melhorados se houver uma grande fidelidade da reprodução da cor, dado que esta confere realismo às imagens e às cenas visualizadas.


Interpretação das cores pelo cérebro humano


A cor de um objecto provém da luz que este emite, difunde ou reflete, e que atinge nossos olhos. Logo, se estivermos na ausência de luz estaremos consequentemente na ausência de cor.
A luz é formada por uma enorme variedade de ondas eletromagnéticas que possuem comprimentos de onda distintos, associados a diferentes cores. Isto acontece se o comprimento da respetiva onda eletromagnética estiver entre 380 e 780 nm, integrando-se no espectro de luz visível, ou seja, no conjunto de radiações que o ser humano tem capacidade para detetar e interpretar. Portanto, um objeto que reflete apenas radiação fora do espectro luminoso, por exemplo, ondas ultravioleta, irá possuir uma cor negra, indicando a ausência de luz vísivel.Uma bola verde, por exemplo, é um objecto que absorve toda a radição do espectro visível exceto a radiação verde, que corresponde à zona de comprimento de onda de 546 nm. Como reflete a radiação que corresponde á cor verde, vê-lo-emos com essa mesma cor.



O intervalo do espectro luminoso, vísivel ao olho humano


A cor do objeto está também associada a fatores como as características do sistema ocular humano, que varia de indivíduo para indivíduo, (ou de câmaras digitais), a fonte de iluminação e o modo como a superfície onde incide a luza a reflete.
É ainda de sublinhar que a interpretação das cores é feita pelo cérebro, após a captação da luz,que ocorre nos olhos, sensores da visão - atravessa a íris e projeta-se na retina.





Anatomia do olho humano  

O olho possui dois tipos de visão: a visão escotópica e a visão fotópica.

Visão escotópica


É usada para permitir visão em ambientes de baixa luminosidade. Funcionam em ambientes escuros devido à presença de um pigmento, rodopsina, que é sensível a luz de baixa intensidade, luzes azuis. É através da utilização de bastonetes especializados que este tipo de visão se torna possível. Estes bastonetes captam somente a diferenças de luminosidade e o brilho ,mas não são sensíveis a diferentes comprimentos de onda do espectro luminoso, daí estarem associados ao conceito de luminância.




Visão fotópica


É responsável pela captação de cor. Este tipo de visão é obtido a através de 3 tipos de cones presentes no nosso olho, que são sensíveis ao comprimentos de onda da luz. São do tipo vermelho (64%), azul (2%) e verde(32%) (seguindo o formato RGB) e estão associados ao conceito de crominância. É utilizada durante o dia, ou seja, quando os níveis de luminosidade se encontram dentro da normalidade.






Diferentes tipos de cones








Cone (à direita) e Bastonete (à esquerda)



Importância dos modelos de cor
Um modelo de cor tem como função representar a cor num sistema gráfico de uma forma que seja compatível com a natureza do olho humano, da luz e da cor. Para tal, os modelos utilizam um sistema de coordenadas,que permite "standartizar" a cor, onde cada ponto simboliza uma cor específica.
Temos então dois tipos de modelos de cor: o modelo subtrativo e o modelo aditivo.

Modelo subtrativo

No modelo subtrativo é assim denominado dado que a mistura de cores origina uma cor mais escura, pois absorvem-se mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos refletidos. por oposição, o preto corresponder à mistura de todas as cores, uma vez que todos os comprimentos de onda são absorvidos. Este modelo explica a mistura de tintas para formar pigmentos que absorvem certas ondas mas refletem outras, correspondendo, mediante a luz reletida, a uma determinada cor. É utilizado em impressoras e plotters.



Representação do modelo subtrativo



Modelo aditivo

O modelo aditivo funciona como um oposto ao modelo subtrativo, ou seja, a mistura de cores leva à formação de uma cor mais clara, dado que se adiciona mais comprimentos de onda refletidos. Assim, a ausência de luz ou cor corresponde à cor negra, enquanto que a mistura de todos os comprimentos de onda ou a adição das cores vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue) - cores primárias, originam a cor branca. Este modelo explica a mistura de cores emitidas por fontes luminosas. É usado em monitores e televisões e quaisquer imagens projetadas num ecrã.



Representação do modelo aditivo



 - "Webgrafia":
http://www.slideshare.net/AnaJoanaAIB/modelos-de-cor

http://en.wikipedia.org/wiki/Eye 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor

Sem comentários:

Enviar um comentário