terça-feira, 12 de novembro de 2013

Modelos de cor

Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor.



Modelos de cor




RGB
O modelo RGB, Red(Vermelho), Green(Verde), Blue(Azul), é um modelo de cor aditivo que se baseia na utilização destas três cores como cores primárias, e cuja combinação permite obter qualquer outra cor. 
Representação decimal do modelo RGB no espaço



Neste modelo, a cor branca corresponde à presença das três cores primárias simultaneamente e em igual valor, enquanto que o preto corresponde à ausência de cor.
As aplicações do modelo RGB estão relacionadas com a emissão de luz por equipamentos tecnológicos, tais como monitores de maquinas fotograficas, computadores, telemóveis e ecrãs televisivos
. As cores emitidas pelo monitor ou ecrã têm por base a interpretação humana dos comprimentos de onda das cores vermelha, verde e azul(RGB). Assim, estas são emitidas de tal modo que podem originar milhões de cores.


                    


Monitor LG





Profundidade da cor 
Dá-nos indicação à cerca do número de bits utilizados para representar a cor de um píxel. Este valor é também denominado profundidade do píxel e define-se pela unidade de medida bits por píxel (bpp). A profundidade de cor de uma imagem varia de acordo com o número de cores presentes nesta.
Profundidade de cor em bits

CMYK 
Este modelo foi desenvolvido a partir do modelo CMY. O modelo CMY é um modelo subtrativo, sendo as suas cores primárias o ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarela (Yellow). Qualquer outra cor pode ser obtida combinando estas três cores. A cor preta(Black) foi adicionada ao modelo uma vez que é significativamente mais fácil obtê-la diretamente do que misturando as cores primárias.
Este modelo denomina-se subtrativo uma vez que se baseia na forma como as cores são naturalmente criadas, isto é, quando a luz incide num objeto, parte do espectro de luz é absorvido e parte é refletido, as cores são criadas pela redução de outras cores devido à absorção de comprimentos de onda.
Uma particularidade interessante é que as cores primárias do modelo CMY correspondem às cores secundárias do modelo RGB e vice-versa.






O modelo CMYK é utilizado maioritariamente na impressão em papel, usando as cores primárias do modelo CMY juntamente com a tinta preta de modo a realçar os tons de preto e de cinza. Possui ainda aplicações relacionadas com fotocopiadoras, pintura, desenho e fotografia.



HSV

O modelo HSV (Hue, Saturation, Value) utiliza um método bastante intuitivo de obter as mais variadas cores, usando as componentes de Tonalidade (Hue), Saturação (Saturation) e Valor (Value).






Tonalidade(Hue)
É exprimido por um valor angular (ou seja, de 0 a 360 graus), e representa a cor no seu estado puro, com saturação e luminosiadade máximas.


Saturação(Saturation)
A saturação corresponde a intensidade da tonalidade, ou seja, a quantidade de cinzas presentes numa determinada cor.
É exprimida em percentagem (de 0% a 100%), onde uma saturação de 100% corresponde a uma cor forte (pura, ou seja, ausência de cinzas) e uma saturação de 0% ao completo cinza, havendo portanto uma ausência de cor.


Valor(Value)
Exprimido também em valor percentual, o valor corresponde à luminosidade (luz refletida) ou ao brilho (luz emitida) de uma cor, logo indica se uma cor é mais ou menos escura.
Quanto mais o Valor se aproximar de 0%, mais escura será a cor (até atingir os 0% que é um negro puro) e quanto mais próximo dos 100% mais pura será a cor.







No modelo HSV  facilmente se percebe que a tonalidade e a saturação são elementos que se relacionam com a crominância, enquanto o valor descreve a luminância.
O modelo HSV é muito utilizado no mundo artístico devido à facilidade e intuitividade com que é possível obter as mais variadas cores.



YUV
O modelo YUV é um modelo baseado na luminância, guardando informações desta separadas das de crominância. Podemos definir o modelo segundo a sua componente luminância (Y) e a sua componente crominância (U = Blue - Y; V = Red - Y).
Este modelo foi criado durante o desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, e transmite as componentes de cor de forma mais rápida do que outros modelos de cor. Também consegue transmitir o preto e o branco usando somente valores de luminância, assim o espaço ocupado é substancialmente reduzido.
Por este motivo, o modelo YUV é bastante utilizado em televisões e sinais de vídeo, podendo assim enviar sinais de imagens a preto e branco e sinais de cor separadamente. 


Gráfico mostrando a alteração de cor num modelo YUV segundo V e U











- "Webgrafia"

http://pt.kioskea.net/contents/video/yuv-ycrcb.php3

http://en.wikipedia.org/wiki/YUV

http://pt.wikipedia.org/wiki/HSV

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