Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor.
Modelos de cor
RGB
O modelo RGB, Red(Vermelho), Green(Verde), Blue(Azul), é um modelo de cor aditivo que se baseia na utilização destas três cores como cores primárias, e cuja combinação permite obter qualquer outra cor.
Representação decimal do modelo RGB no espaço |
Neste modelo, a cor branca corresponde à presença das três cores primárias simultaneamente e em igual valor, enquanto que o preto corresponde à ausência de cor.
As aplicações do modelo RGB estão relacionadas com a emissão de luz por equipamentos tecnológicos, tais como monitores de maquinas fotograficas, computadores, telemóveis e ecrãs televisivos. As cores emitidas pelo monitor ou ecrã têm por base a interpretação humana dos comprimentos de onda das cores vermelha, verde e azul(RGB). Assim, estas são emitidas de tal modo que podem originar milhões de cores.
As aplicações do modelo RGB estão relacionadas com a emissão de luz por equipamentos tecnológicos, tais como monitores de maquinas fotograficas, computadores, telemóveis e ecrãs televisivos. As cores emitidas pelo monitor ou ecrã têm por base a interpretação humana dos comprimentos de onda das cores vermelha, verde e azul(RGB). Assim, estas são emitidas de tal modo que podem originar milhões de cores.
Monitor LG |
Profundidade da cor
Dá-nos indicação à cerca do número de bits utilizados para representar a cor de um píxel. Este valor é também denominado profundidade do píxel e define-se pela unidade de medida bits por píxel (bpp). A profundidade de cor de uma imagem varia de acordo com o número de cores presentes nesta.
Profundidade de cor em bits |
CMYK
Este modelo foi desenvolvido a partir do modelo CMY. O modelo CMY é um modelo subtrativo, sendo as suas cores primárias o ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarela (Yellow). Qualquer outra cor pode ser obtida combinando estas três cores. A cor preta(Black) foi adicionada ao modelo uma vez que é significativamente mais fácil obtê-la diretamente do que misturando as cores primárias.
Este modelo denomina-se subtrativo uma vez que se baseia na forma como as cores são naturalmente criadas, isto é, quando a luz incide num objeto, parte do espectro de luz é absorvido e parte é refletido, as cores são criadas pela redução de outras cores devido à absorção de comprimentos de onda.
Uma particularidade interessante é que as cores primárias do modelo CMY correspondem às cores secundárias do modelo RGB e vice-versa.
Uma particularidade interessante é que as cores primárias do modelo CMY correspondem às cores secundárias do modelo RGB e vice-versa.
O modelo CMYK é utilizado maioritariamente na impressão em papel, usando as cores primárias do modelo CMY juntamente com a tinta preta de modo a realçar os tons de preto e de cinza. Possui ainda aplicações relacionadas com fotocopiadoras, pintura, desenho e fotografia.
HSV
O modelo HSV (Hue, Saturation, Value) utiliza um método bastante intuitivo de obter as mais variadas cores, usando as componentes de Tonalidade (Hue), Saturação (Saturation) e Valor (Value).
Tonalidade(Hue)
É exprimido por um valor angular (ou seja, de 0 a 360 graus), e representa a cor no seu estado puro, com saturação e luminosiadade máximas.
Saturação(Saturation)
A saturação corresponde a intensidade da tonalidade, ou seja, a quantidade de cinzas presentes numa determinada cor.
É exprimida em percentagem (de 0% a 100%), onde uma saturação de 100% corresponde a uma cor forte (pura, ou seja, ausência de cinzas) e uma saturação de 0% ao completo cinza, havendo portanto uma ausência de cor.
Valor(Value)
Exprimido também em valor percentual, o valor corresponde à luminosidade (luz refletida) ou ao brilho (luz emitida) de uma cor, logo indica se uma cor é mais ou menos escura.
Quanto mais o Valor se aproximar de 0%, mais escura será a cor (até atingir os 0% que é um negro puro) e quanto mais próximo dos 100% mais pura será a cor.
Quanto mais o Valor se aproximar de 0%, mais escura será a cor (até atingir os 0% que é um negro puro) e quanto mais próximo dos 100% mais pura será a cor.
No modelo HSV facilmente se percebe que a tonalidade e a saturação são elementos que se relacionam com a crominância, enquanto o valor descreve a luminância.
O modelo HSV é muito utilizado no mundo artístico devido à facilidade e intuitividade com que é possível obter as mais variadas cores.
O modelo HSV é muito utilizado no mundo artístico devido à facilidade e intuitividade com que é possível obter as mais variadas cores.
YUV
O modelo YUV é um modelo baseado na luminância, guardando informações desta separadas das de crominância. Podemos definir o modelo segundo a sua componente luminância (Y) e a sua componente crominância (U = Blue - Y; V = Red - Y).
Este modelo foi criado durante o desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, e transmite as componentes de cor de forma mais rápida do que outros modelos de cor. Também consegue transmitir o preto e o branco usando somente valores de luminância, assim o espaço ocupado é substancialmente reduzido.
Este modelo foi criado durante o desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, e transmite as componentes de cor de forma mais rápida do que outros modelos de cor. Também consegue transmitir o preto e o branco usando somente valores de luminância, assim o espaço ocupado é substancialmente reduzido.
Por este motivo, o modelo YUV é bastante utilizado em televisões e sinais de vídeo, podendo assim enviar sinais de imagens a preto e branco e sinais de cor separadamente.
Gráfico mostrando a alteração de cor num modelo YUV segundo V e U
http://pt.kioskea.net/contents/video/yuv-ycrcb.php3
http://en.wikipedia.org/wiki/YUV
http://pt.wikipedia.org/wiki/HSV
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